quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Formação da República

Em 1870 lassou-se o
manifesto republicano, que afirmava: "Somos da América e queremos ser americanos", referente a excerção do Brasil, único pais não republicano em todo continente.

A formação da república (que significa coisa pública), começou no dia 15 de Novembro de 1889 quando o Brasil deixou de apenas uma colônia de Portugal para ser um país, conhecido como República federativa do Brasil.
A monarquia foi derruba pelo movimento republicano que era formado por elites agrárias (a base de apoio do governo) e principalmente por cafeicultores eles defendiam o ideal republicano. Muitos foram os fatores que levaram o Império a perder o apoio de suas bases ecônomicas, militares e sociais. Da parte dos grupos conservadores pelos sérios atritos com a Igreja Católica (na "Questão Religiosa"); pela perda do abandono do apoio político dos grandes fazendeiros em virtude da abolição da escravatura, ocorrida em 1888, sem a indenização dos proprietários de escravos, tudo isso enfraqueceu a monarquia.

Em 1930, ocorreria eleições para presidência que de acorda com politica café-com-leite era pra assumir um politico mineiro, mais o partido republicano Paulista indicou Júlio Prestes que venceu as eleições, rompendo a politica café-com-leite que deu origem ao partido Aliança Liberal querendo lançar Getúlio Vargas como presidente, ele nem um pouco satisfeito com a vitoria da oposição, liderou a revolução de 1930. Com isso conseguiu assumir o poder e deu fim a República velha e iniciou a era Vargas.

"Não houve mobilização popular, nem em defesa da Monarquia nem em favor da Republica, sem que a maioria da população soubesse o que a parada Militar anunciava. O povo assistiu bestializado a Proclamação da República". Ministério Aristides Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário